- Dayanee
- 4 de ago. de 2024
- 14 min de leitura
Mês 04, no Tempo do Eterno; mês 08, dia 4 de 2024.
Hoje vamos falar acerca da Lei, dos Mandamentos, Estatutos, decretos, ordenanças, preceitos, e todas estas palavras que às vezes encontramos, ou encontramos muitas vezes, ao redor, de capa a capa, na palavra do Eterno, desde Gênesis até o Apocalipse. E, as vezes, não sabemos, não entendemos o que é que significa tantas palavras. Então vamos falar um pouco acerca disto, para que possamos entender, já que há vários irmãos que tem estado perguntando: “O que quer dizer Estatutos ou ordenanças? Sabemos o que é Mandamento, mas Decretos e todas estas palavras não sabemos como aplicá-las, será que há várias leis?” É a pergunta de vários irmãos, especialmente daqueles que são novos na fé. Vamos falar hoje um pouquinho disto, para que possamos entender como isso é um todo, mas tem seus passos, como o sistema judicial terrenal, que tem uma lei, tem umas aplicações, tem uma sentença, tem uns mandatórios, assim mesmo. Porque esta lei, a lei terrenal, foi feita por partes, por todas estas partes, não baseando-se, mas sim seguindo o protocolo dos passos da Lei do Eterno. Porque sabemos que o inimigo tudo copia, e passa aos seres humanos que lhe seguem sua forma de como ele quer colocar as coisas. Mas a Lei de DEUS é uma Lei perfeita, é uma Lei maravilhosa pela qual Ele rege todo o universo. Assim, recordemos que estamos falando da Lei de Governo Universal do Eterno, O Verdadeiro DEUS, a Divindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
A Lei se divide em Mandamentos, estes Mandamentos têm Estatutos, estes têm Decretos e Ordenanças. E destes últimos três, ou seja, dos Estatutos, Decretos e Ordenanças, se derivam os Direitos e os Testemunhos, mas tudo vai unido.
Como entender tudo isto? É uma só Lei. Dez regras, dez palavras. As que o Eterno entregou a Moisés no monte Sinai escrita, mas já conhecidas verbalmente desde o Éden pelos nossos primeiros pais, Adão e Eva. Esta Lei se deve saber como aplicar, para que seja justa e perfeita assim como DEUS o é, pois a Sua Lei é o Seu caráter. Aí então é quando entra os Estatutos: os que nos deixam saber como aplicar cada uma destas dez palavras ou dez regras, da Lei, da Tábua dos Dez Mandamentos. Assim, é a forma de aplicar cada um destes Mandamentos nos diferentes casos que competem a raça humana.
A estes Estatutos, – que são como nós podemos aplicar a Lei do Eterno, Seus Dez Mandamentos; estes Estatutos têm dentro de si Ordenanças ou Mandatos, coisas que sim ou sim se devem cumprir diante do Tribunal do Governo Celestial Supremo Universal.
Estas Ordenanças ou Mandatos têm dentro de si, por sua vez, Decretos, quer sejam bons ou maus: se obedecemos às Ordenanças, teremos um Veredito ou Decreto bom, e se não a obedecemos, pois teremos um Veredito ou Decreto mau. E isto podemos ver bem claro ali em Levítico 26.
Esta Lei se cumpre aplicando-a como o DEUS Eterno deseja que se cumpra e que se obedeça. E quando se aplica fielmente com direitos justos e testemunho verdadeiro, então tudo sai de acordo como DEUS quer. E o que são estes direitos? Bem, pois os direitos justos é fazer valer a justiça real que vem de JESUS CRISTO, aplicar com justiça. E qual é o testemunho verdadeiro? Pois estes direitos justos levam à ação, uma ação verdadeira, uma ação justa, um testemunho real como DEUS quer que seja.
Vamos dar agora, então, um exemplo de um Mandamento, e neste caso tomamos o mandamento número dois da Tábua da Lei: “Não terás imagem, nem nenhuma semelhança de coisa que esteja acima, no céu, nem embaixo, na terra, e nem nas águas debaixo da terra.” Este é um Mandamento, até aí é o Mandamento. O Estatuto, como se aplica a isto? “Não te inclinarás a elas, nem as honrarás.” O Decreto dentro deste mandamento: Porque Eu, JEOVÁ Teu DEUS, Sou DEUS zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração dos que Me aborrecem, e que faço misericórdia a milhares dos que Me amam e guardam Meus Mandamentos.” Dentro deste Mandamento temos: O Mandamento, o Estatuto e o Decreto. O que não podes fazer, como não deves fazê-lo, e o que não deves fazer, e o Decreto. O Senhor visita a maldade, mas também visita aos que Lhe amam e guardam Seus mandamentos, cada um vai receber Seu veredito final.
Vamos passar ao quinto Mandamento. O Mandamento ali, o Mandato é: “Honra o teu pai e a tua mãe.” Decreto, Veredito: “Para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHORTEU DEUS te dá”.
O terceiro mandamento: “Não tomarás o nome do SENHOR TEU DEUS em vão”, este é o Mandato, o Mandamento. O decreto, o Veredito: “Porque se tomamos o nome do Senhor DEUS em vão, O SENHOR não terá por inocente aquele que tomar Seu nome em vão”, este é o Decreto, este é o Veredito.
Há Mandamentos em que somente está o Mandato, mas quando vamos a análise do que são os Estatutos, ali vamos encontrar a amplitude de como guardar este Mandato, ou este Mandamento, e vamos encontrar ali também os Decretos e as Ordenanças, tudo vamos encontrar ali. Por isto o Eterno deu o Livro da Lei ao Seu povo nesta hora. Aparece nas Sagradas Escrituras, mas Ele pediu que se desenvolvesse este manual para que chegasse a todos Seus filhos na ampla face da terra para que pudessem entender Sua Lei de Governo, que é justa, boa e santa.
Então há uma só Lei, Seus mandamentos, uma Lei de Governo pura, Santa, boa e justa, que se resume através de como aplicá-la, que são os Estatutos, nos quais vem as Ordenanças Da dita Lei, que aí nos diz qual será o fim daquele que obedece, e de quem não obedece, que são os Decretos ou Veredito, e que nos insta a aprendê-la, vivê-la e aplicá-la com direitos verdadeiros e justos, e por meio não só de palavras, senão de atos, de ação, que é o testemunho verdadeiro.
Portanto, a Lei do Eterno cobre todos os cantos das nossas vidas, esta é a cerca protetora, para que todo aquele que nEle creia não se perca, mas tenha vida eterna. Pois a Lei de Governo Universal do Eterno DEUS é imutável, tem sido assim, é, e será pela eternidade. Por esta razão o Eterno DEUS leva Seu povo a ela. E está próxima Festa de Cabanas, que consta de oito dias, já foram preparados os áudios da Lei, para que se escute um áudio por dia durante estes oitos dias. São extensos, eu sei, mas muito necessários e mandatórios para nosso bom entendimento de como obter a real sabedoria que só provem do alto. E assim, quando já não pudermos nos comunicar uns com os outros para alguma pergunta, diante de uma situação de como fazer ou resolver, ali a Lei do Eterno refletida em nós com toda sabedoria do céu, de verdade e justiça, será nosso assistente, pois o Espírito Santo nos recordará.
Agora, entre a Lei do Eterno há algo que se chama: “case law”, ou Leis de Caso, algo que se faz repetidamente, um mal que surge repetidamente, uma brecha que se abre, e o Senhor nos manda fechar estas brechas. E muitas vezes não se sabe como aplicar a Lei humanamente falando, pois o único que sabe tudo é DEUS, e aí chegam as emendas. Exemplo disso que damos: Moisés, DEUS o pôs como líder, todo caso chegava a ele para resolver. Mas de repente chega seu sogro Jetro e fez uma emenda, que DEUS aceitou. Lhe aconselhou ajudantes, e que os casos extremamente difíceis chegavam a Moisés, porque Moisés estava muito sobrecarregado.
Também vemos outro caso, ali com Nadabe e Abiú. O Senhor disse em Levíticos 10: 9-11, e em Ezequiel 44: 21-23: não tomar vinho para ir oficiar. Eles tomaram, estavam embriagados, puseram fogo estranho, sabemos o fim disto, morreram. A emenda, a vemos ali em Jeremias 35:14, ali com os recabitas: não tomar nada procedente da vide, aos que oficiam no templo, mesmo que eles não fossem sacerdotes, mas sim tinham este voto para evitar o que havia acontecido no passado com Nadabe e Abiú. Quando vemos o comentário de Levítico 10:1 de Ellen G. White, na Review and Herald, do dia 25, mês 3 de 1875, ali ela fala acerca do conhaque, o tabaco, a intemperança nos apetites carnais e alimentares, que tornam as pessoas bêbadas. Muito carboidrato, especialmente os refinados, é álcool no sangue. O mel, álcool no sangue, em quantidades exorbitantes. Os refinados, como já lhes disse. O leite animal junto com o açúcar, isto é puro álcool. E as pessoas com estes tipos de alimentação, com estas desordens, com estas intemperanças, ficam embriagados e não podem discernir entre o Santo e o profano.
Temos outra emenda que podemos dar exemplo, e vemos ali em Números 27:1-7, e havia um decreto, ou melhor, um estatuto, que dizia que as mulheres não podiam receber herança, mas de repente veio Zelofeade, que tinha só mulheres, e, bom, o que ia acontecer com esta herança? Assim, foram a Moisés e consultaram a Lei e ali dizia que era só para homens, assim consultaram a DEUS e o Senhor fez uma emenda, porque em Sua sabedoria justa, Santa, perfeita, Ele pode fazer emendas na Sua Lei. Emendas que Ele, como onisciente, sabe que são bençãos, sem transgredir Sua Lei, porque as emendas nunca vão transgredir a Lei de DEUS. Assim, Moisés consultou a DEUS, e DEUS fez uma emenda e lhes disse: “Deem a herança as filhas do homem falecido, deem a herança às filhas de Zelofeade.” Vemos isto em Números 27: 1-7 e podemos constatar.
Se nós como seres humanos queremos fazer uma emenda, o que nós podemos acrescentar a uma Lei tão pura, Santa, justa, e boa, e verdadeira? O que nós podemos acrescentar para fazer Emendas a Lei do Eterno em um caso que nos chegue e que não esteja ali esmiuçado na Lei do ETERNO, o que devemos fazer referente a isto? Tem-se que ir diretamente a DEUS, e o Eterno responder segundo Sua Onisciência. Porque nós, com nossas prevaricações, com nossas manias de perspicácia, de cinismo, criamos uma versão adulterada dos Mandamentos, dos Estatutos, Decretos, Direitos, e tudo sai torcido. Então, é pôr isso que vemos que o inimigo preparou ou criou o ecumenismo, o socialismo, o humanismo, dos quais a imagem da besta, de Babilônia, cria seu vinho fermentado. Vemos tudo o que está acontecendo na Laodiceia nominal, que dão a seus membros deste vinho fermentado e os embriagam. Se creem justos diante da vista de DEUS, mas DEUS disse que os vomita.
Como seres humanos imperfeitos, nós, se começamos a julgar todo tempo, estamos fazendo leis de casos tortas, emendas espúrias, e isto se chama apostasia, isto é o que é Laodiceia. Assim, torcer a verdade a seu propósito e conveniência é beber do vinho de Babilônia. Aquele que quer crer o que quer, está fazendo sua própria lei de caso, seu case law. Então está levando ali sua própria lei torcida, mal aplicada por seus estatutos torcido, nos mandatos, nas ordenanças, está ali torcendo. Os decretos, quando deveriam ser bons, os tornam maus, e os que são maus os tornam bons. Têm um direito injusto e seu testemunho não é verdadeiro.
Assim, nós temos que acatar a Lei do Eterno. Aprender, cada um de nós, o que DEUS requer de cada um de nós. Sua Lei universal é única. Abarca todos as regras do homem neste mundo. É pura, é Santa, é boa. E cada um de nós temos que aprender isto, para que não caiamos quando se levanta uma pessoa a torcer os Estatutos do Eterno. Que o pode citar, como assim disse, mas o decreta mau, aí então é onde está o problema e temos que dar muita atenção a isto.
Recordemos que as coisas se devem aplicar como o Eterno DEUS deseja. Recordemos que por anos, como povo, estivemos recebendo as horas do Sábado em horas do dia de preparação, e despedindo-as antes que terminasse o dia sagrado. E o Senhor nos trouxe uma emenda, e nos disse: “não é assim desta forma.” Ele nos vai levando passo a passo, pouco a pouco. Antes seguíamos de uma forma, desde 2020 até 2023, agora em 2024 a 2025 Ele elevou a norma, nos fez uma emenda. Cada vez que eleva a norma Ele faz uma emenda para nós, não para Ele, porque já a conhece, mas para nós. E vamos caminhando atrás dEle.
Que de repente eu diga: “Isto me parece assim, me parece assim desta maneira, que quando DEUS disse isto, na verdade quer dizer isto, porque se está fazendo desta forma e se deve ser desta.” E mesmo que pensemos isto, devemos esperar que seja o Senhor que nos leve ao passo que Ele deseja de cada um de nós. Porque Ele conhece todos Seus filhos. Ele conhece suas fortalezas e conhece suas debilidades, e Ele nos vai levando como um Bom Pastor, cuidando de um rebanho, cuidando de nós todos por igual, para que nenhum se perca. Então é pôr isto que vamos caminhando atrás dEle, não vamos a Seu lado, não vamos na frente, vamos atrás dEle e Ele pouco a pouco nos vai levando. E se Ele nos leva, não vai faltar nada para emendar que Ele nos faça saber, e vamos crescendo, crescendo, e crescendo atrás de Suas pisadas.
E DEUS, em Seu infinito amor tão grande, tão grande, que as vezes alguém diz: “Não, aí não há mais remédio, aí não há remédio, isto já está avançado demais, esta pessoa já está em tanto pecado e em tanto emaranhado que já não há remédio.” Mas DEUS, entre toda esta confusão maligna do ecumenismo, socialismo e humanismo, onde a imagem da besta, a besta, Babilônia, o dragão e Laodiceia, que lamentavelmente tem caído aí, enredada também, tomando este vinho fermentado, embriagados. DEUS a estes lhes dá o Alto Clamor, para que decidam se ficarão com esta infâmia de fumaça, especialmente neste caso estou falando dos laodicenses, DEUS lhes dá o Alto Clamor nesta hora, para que decidam se ficarão com esta infâmia de fumaça ou de salsicha, como o Senhor me mostrou em um testemunho que saiu, destas pessoas que estavam hipnotizadas comendo uma salsicha, ou vão aceitar a presciência e a providência de DEUS, e assim abandonar o ser, como meu esposo muitas vezes diz, narciso, bipolar e contumaz. Os insidiosos, esta situação de insidiosidade, de perspicácia, de cinismo, que se não nos cuidamos todos podemos cair aí, e chegar a ser então mansos, humildes e submissos, chegarão a dar frutos, chegarão a ser puros, virtuosos em CRISTO JESUS.
Oh, amados irmãos, isto é muito sério. Nunca queiramos correr na frente do Eterno. Porque por melhores intenções que tenhamos, não vamos prevalecer. O Eterno nos há deixado dito que devemos ir atrás de Suas pisadas, unicamente assim vamos estar seguros.
A sabedoria real, a encontramos ali em Tiago 1: 5; Tiago 3:17; Provérbios 16:16; Provérbios 13:10; Provérbios 19: 8. Desaprender para aprender realmente o conselho, o vemos ali em 1 Coríntios 3:18. O que dispara com sua língua para todo lugar, se arruína a si mesmo; Provérbios 13:3. Também o que se crê sábio e entendido, que não diga, se não que demonstra com suas obras. Tiago 3:13, pois com o orgulho vem o opróbrio e com a humildade a sabedoria. Provérbios 11:2. Isaías 8:20, se não disserem conforme a isto, é porque não há luz neles.
Tenhamos em conta, irmãos. Porque vem qualquer vento de doutrina e a muitos os leva; contudo DEUS disse diz que temos de estar atentos a todas estas coisas. Por isto tenho tomado tempo com a ajuda do Senhor e Sua sabedoria, porque sem Ele, o que somos? Nada. Pó. Inúteis. De responder isto abertamente, porque me têm perguntado muitas pessoas, porque vão a Ezequiel 18: 9 e ali fala de estatutos e ordenanças. Vão a Êxodo 12:14, e ali vem outra ordenança. Êxodo 13:10, também está ali as ordenanças; Levítico16: 34 veem a palavra estatuto. 2 Crônicas veem ordenanças perpétuas, igual que em Ezequiel 46:14, também ordenança perpétua. Êxodo 28:43, estatuto perpétuo. Levítico 16: 29-31, estatuto perpétuo. Levítico 3: 17, estatuto. Levítico 23:31, estatuto. Números 19: 21, estatuto. As palavras as vezes, as pessoas às vezes não entendem o que quer dizer isto. E de acordo com a versão de Bíblia pode mudar, porque muitas palavras são sinônimas. E ali veem os decretos. Ou seja, ali fala de decretos, em Êxodo 21:1, por exemplo. Levítico 18:26, fala também de decretos. Levítico 26:3, fala também de decretos. Levítico 26:43, decretos. Deuteronômio 4: 1, decretos. Deuteronômio 7:12, decretos. Levítico 7: 12, decretos. E a lista segue, só estou dando alguns. E em direitos e testemunho, e ali em Provérbios 31:8-9, aparecem os direitos, ou fala de direitos. Ali em Salmos 82: 2-4, de defender os direitos. Em Apocalipse 22:20, fala de testemunho. Em João 15: 26, ali fala que JESUS CRISTO deu testemunho, dá testemunho do Pai, e o Espírito Santo dá testemunho de JESUS CRISTO. Em Mateus 24:14, é pregado este evangelho ao mundo em testemunho e então virá o fim.
E tudo isto, porque toda palavra de DEUS, do princípio ao fim, está envolvida Sua Lei de Governo Universal, Sua Lei perfeita, Sua Lei verdadeira, Sua Lei imutável. Irmãos, temos que aprender todas estas coisas com a ajuda do Senhor, para que possamos, por Sua graça e por Sua misericórdia, entender todas estas coisas, que há uma só Lei de Governo, que a nós, os humanos, nos foi dada desde o jardim do Éden, dez regras, e as deram a Moisés no monte Sinai, escritas pelo dedo de DEUS. E que esta Lei, para saber aplicar perfeitamente como DEUS quer que seja aplicada, precisa de estatutos, ali os Estatutos nos deixam saber como aplicar cada coisa desta Lei; e estes estatutos têm dentro de si, ordenanças ou Mandatos, coisas que, sim ou sim, nós devemos cumprir diante do Tribunal de Governo Supremo Universal, nós devemos cumpri-las. Porque nós queremos entrar neste lugar, a Mansão Celestial, e sermos regidos pela eternidade por este Governo Supremo Universal Celestial.
Então desde aqui nós temos que aprender e temos que entender que estas ordenanças e Mandatos, tem dentro de si, por sua vez, decretos: “Se fazes como te digo, desta maneira te irás bem”, este é um decreto bom; “mas senão, te sobrevirá o mal”, isso é um decreto mal, por isto lhes referi Levítico 26, porque ali se desenrola muitos deles, e ali podemos ver o exemplo disto.
E esta Lei se cumpre aplicando como DEUS quer que se aplique. E quando a aplicamos como DEUS quer que se aplique, sob Sua sabedoria, para nosso bem-estar, não por tirania, não por conveniência dEle, não, é para benefício do ser humano, para que possa alcançar a medida perfeita e exata que o Eterno DEUS requer de nós para que possa pôr o Espírito Santo, o Espírito Santo possa nos investir, e possamos ser selados para a salvação. Então, aplicando-a fielmente com direitos justos, fazendo valer a justiça real e nesta ação verdadeira, através do testemunho, então nós estamos em obediência total e perfeita diante de JESUS CRISTO. E digo desde já, por nós mesmos não temos o poder para cumpri-la perfeitamente, mas CRISTO dá o poder aqueles que se humilham a Seus pés dia e noite, momento após momento. Ele nos dá o poder para vencer, Ele nos dá o poder para tirar de nós esta natureza infernal pecaminosa que nos tem sentenciado a morte eterna, para pôr em nós Sua essência de amor, verdade, justiça. Porque está aí o Espírito Santo, que seu trabalho é de nos convencer do pecado, da justiça e do juízo. E quando vemos realmente como DEUS nos vê, e como realmente somos, um trapo sujo de imundícia, então é que nos humilhamos até o pó, e podemos ir a Seus pés em lágrimas e rogo, e pranto, pedindo Seu perdão, Sua misericórdia, pedindo que nos limpe, que nos salve, que nós ajude, e o céu completo vai se mobilizar, completo vai se mobilizar o céu, em favor daquele que está suplicando para vencer em JESUS CRISTO o pecado em sua vida.
Assim, amados irmãos, é meu rogo e oração que entendamos todas estas coisas, e possamos nos dar conta de que se nós, neste tempo que estamos, tão perto da vinda do Senhor, qualquer vento de doutrina nos tira do caminho, cuidado, vamos a Lei e peçamos discernimento do alto. Muitos virão no nome do Senhor, dizendo: “Isto é assim, isto é assim, isto é assim.” Mas passemos por todos estes passos e vejamos realmente se, quando somos bereanos, se isto realmente é de DEUS, ou não é de DEUS. Sejamos bereanos, amados irmãos. Porque a nossa salvação não podemos colocar nas mãos de ninguém, nossa salvação tem que estar nas mãos de DEUS. Nenhum mortal, por melhor que queira meu bem, pode me salvar. Nenhum mortal pode salvar a ninguém, por mais que o ame e o queira, e queira o melhor para ele. O único que nos salva é JESUS CRISTO. E cada um dos seres humanos nesta terra deve decidir, ou tem que decidir. Porque se não decide pelo Senhor, automaticamente já decidiu estar fora dEle. Então cada um de nós temos que pensar bem, o que é que estamos fazendo com nossa vida? Se realmente amamos a Lei de DEUS e começamos a ver estas coisas como realmente são, uma Lei com muitas ramificações divididas em todos os âmbitos para nosso bem-estar, então vamos amar a CRISTO JESUS como Ele merece que o amemos, o respeitaremos como ele merece que o respeitemos, e vamos admirar Sua justiça, porque realmente é admirável.
É meu rogo e oração que possamos entender isto. E que nesta próxima Festa de Cabanas possamos nos alegrar escutando a Lei do Eterno, internalizando-a em nossas vidas. E, não obstante, logo que passem esses oito dias de Cabanas que estão diante de nós, nas Festas de Outono, não é que só vamos escutar ali, sigamos escutando-as, por quê? Porque há muita sabedoria do alto. Aí está a Lei de Governo Universal em disposição para cada um de nós. É meu rogo e oração que assim seja. Que voltemos as sendas antigas de todo coração e que em breve possamos viver todos juntos na Pátria Celestial.
Que o Senhor abençoe a Igreja Mundial Adventista do Sétimo Dia Filadélfia, como o Senhor a chamou nesta hora. Que assim seja! Bençãos!

Comentários