- Riann
- 4 de abr. de 2020
- 6 min de leitura
Atualizado: 28 de jul. de 2022
Amados, orando e pedindo direção ao Senhor para que Ele nos revelasse qual é o momento exato de celebrar Sua Santa Ceia e Seus dias de santas convocações, já que nossas Bíblias e traduções confundem muito e as palavras estão às vezes mal traduzidas; o Senhor me respondeu: "Pela manhã você saberá". Assim, fiquei tranquila e agradecida ao Senhor por Sua grande misericórdia. Ao amanhecer Ele me disse: "Ligue seu celular e olhe a mensagem do Doru, Meu servo do Madison". Corri até o celular, o liguei e fui ao contato do irmão Doru e ali li suas mensagens. Lá estava a resposta. O Senhor moveu o irmão Doru para fazer um estudo explicativo e verdadeiro do tema da Ceia do Senhor e a festa da Páscoa. Todos estamos aprendendo neste caminho e o Mestre é Cristo Jesus. Ele dá luz ao Seu povo para que avancemos juntos nisto. Vivo agradecida a Deus porque Suas misericórdias se renovam a cada manhã. Sejamos todos abençoados em Cristo Jesus.
*A fala do irmão Doru irá aparecer como Instituto Madison.
Parte da mensagem recebida por Dayse Escalante do irmão Doru:
Leia Êxodo 12
1. O Senhor disse a Moisés e a Arão na terra do Egito:
Instituto Madison: Deus falou a Moisés no primeiro dia do ano, em 1 de Nissan (peço perdão e corrijo o que disse no vídeo, não falou a Moisés em 14 de Nissan, e sim no primeiro dia do mês e do ano)
Verso 2 até o 8
“— Este mês será para vocês o principal dos meses; será o primeiro mês do ano.
Falem a toda a congregação de Israel, dizendo: No dia dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família.
Mas, se a família for pequena para um cordeiro, então o chefe da família convidará o seu vizinho mais próximo, conforme o número de pessoas. Conforme o que cada um puder comer, por aí vocês calcularão quantos são necessários para o cordeiro.
O cordeiro será sem defeito, macho de um ano, podendo também ser um cabrito.
Vocês guardarão o cordeiro até o décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o matará no crepúsculo da tarde.
Pegarão um pouco do sangue e o passarão nas duas ombreiras e na viga superior da porta, nas casas em que o comerem.
— Naquela noite, comerão a carne assada no fogo, com pães sem fermento e ervas amargas.
Êxodo 12:2-8
Instituto Madison: Em 15 de Nissan.
Verso 9 a 12
“Não comam do animal nada cru, nem cozido em água, porém assado ao fogo: a cabeça, as pernas e as vísceras.
Não deixem nada do cordeiro até pela manhã; o que, porém, ficar até pela manhã, queimem.
É assim que vocês devem comê-lo: já prontos para viajar, com as sandálias nos pés e o cajado na mão. Comam depressa. É a Páscoa do Senhor.
Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e matarei na terra do Egito todos os primogênitos, tanto das pessoas como dos animais, e executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor.”
Êxodo 12:9-12
Instituto Madison: Em 15 de Nissan
Verso 13
“— O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês se encontram. Quando eu vir o sangue, passarei por vocês, e não haverá entre vocês praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito.”
Êxodo 12:13
Instituto Madison: Em 15 de Nissan
Verso 14
“Este dia lhes será por memorial, e vocês o celebrarão como festa ao Senhor; de geração em geração vocês celebrarão este dia por estatuto perpétuo.”
Êxodo 12:14
Instituto Madison: Qual dia? O dia que Deus marcou nos versos anteriores, quando Jeová passará e ferirá a terra do Egito, no dia 15 de Nissan.
Verso 15
“— Sete dias vocês comerão pães sem fermento. Logo no primeiro dia, tirem o fermento das suas casas, pois todo aquele que comer coisa levedada, desde o primeiro dia até o sétimo dia, será eliminado de Israel.”
Êxodo 12:15
Instituto Madison: De 15 de Nissan a 21 de Nissan
Verso 16
“No primeiro dia vocês terão uma santa convocação, e também no sétimo dia terão santa convocação. Não façam nenhum trabalho nesses dias, exceto o que diz respeito ao comer; somente isso poderão fazer.”
Êxodo 12:16
Instituto Madison: O dias limites se celebram como sábado semanal.
Verso 17
“Guardem a Festa dos Pães sem Fermento, porque nesse mesmo dia tirei os exércitos de vocês da terra do Egito. Portanto, vocês guardarão este dia de geração em geração por estatuto perpétuo.”
Êxodo 12:17
Instituto Madison: A festas dos pães sem fermento que é mencionada aqui, é somente no dia 15 de Nissan, no dia que se come a Páscoa e no dia da liberação.
Verso 18
“Vocês comerão pães sem fermento desde o dia catorze do primeiro mês, à tarde, até a tarde do dia vinte e um do mesmo mês.”
Êxodo 12:18
Instituto Madison: Aqui temos a evidência mais clara de que se trata do dia 15 de Nissan, porque o verso fala de 7 dias de festa, de 15 a 21 de Nissan, o dia 15 o chamam 'o dia 14 do mês pela tarde, porém a palavra tarde está mal traduzida o correto é anoitecer'. Porque insistimos em dizer que desde os primeiros minutos se devem comer os pães sem fermento? Simplesmente porque nestas primeiras horas depois de anoitecer, se devia comer a Páscoa, hoje a Ceia do Senhor.
Verso 21
“Moisés chamou todos os anciãos de Israel e lhes disse: — Escolham e peguem cordeiros para as famílias de vocês, e matem esses animais para celebrar a Páscoa.”
Êxodo 12:21
Instituto Madison: Já estamos no dia 14 de Nissan
Verso 22
“Peguem ramos de hissopo, molhem no sangue que estiver na bacia e marquem a viga superior da porta e suas ombreiras com o sangue que estiver na bacia. E que nenhum de vocês saia da porta da sua casa até pela manhã.”
Êxodo 12:22
Instituto Madison: Todavia no dia 14 de Nissan
Verso 23
“Porque o Senhor passará para matar os egípcios. Quando, porém, enxergar o sangue na viga superior da porta e em ambas as ombreiras, o Senhor passará por cima da porta e não permitirá que o Destruidor entre na casa de vocês para matá-los.”
Êxodo 12:23
Instituto Madison: Se refere ao dia seguinte, o dia 15 de Nissan
Verso 24
“Portanto, guardem isto por estatuto para vocês e para os seus filhos, para sempre.”
Êxodo 12:24
Instituto Madison: O que deviam guardar? Por acaso deviam a cada ano ungir os umbrais e os batentes das suas casas? Se refere ao recordar esse dia de libertação e comerem a Páscoa até seu cumprimento e logo apenas eliminar o Cordeiro, e seguir recordando a festa, comendo pães ázimos, mosto e ervas amargas, vejam o versículo 27.
Verso 25
“E, quando estiverem na terra que o Senhor lhes dará, como prometeu, observem este rito.”
Êxodo 12:25
Instituto Madison: Não se refere a ungir os umbrais das portas com sangue e sim ao que diz o verso 27.
Verso 26 e 27
“Quando os seus filhos perguntarem: “Que rito é este?”,
respondam: “É o sacrifício da Páscoa ao Senhor, que passou por cima das casas dos filhos de Israel no Egito, quando matou os egípcios e livrou as nossas casas.” Então o povo se inclinou e adorou.”
Êxodo 12:26,27
Instituto Madison: Faz referência direta ao dia 15 de Nissan. O pai deu a vida do Seu filho amado, porém tomou a vida de todos os incrédulos como símbolo dos primogênitos mortos. O sacrifício de Cristo liberta do Egito e mata a qualquer que O recusa, finalmente na história deste mundo. O sacrifício de Cristo é lembrado não matando cordeiros, isso era profundamente desagradável e é nossa vergonha como seres humanos, mas recordamos comendo "Sua carne e bebendo Seu sangue" (João 6: 48-63), a dizer, comendo a Palavra de Deus e vivendo sua vida, imitando Seu exemplo, tendo Sua fé e simbolicamente celebrando a Ceia do Senhor com pães ázimos, mosto e ervas amargas. O dia 14 de Nissan não foi nunca uma festa e não pode ser, porque é a cena mais triste e vergonhosa de toda a raça humana, o maior sofrimento do Pai. Por isso Deus não pediu para que 14 de Nissan fosse guardado como santa convocação e sem trabalho servil, mas sim o dia 15 de Nissan foi declarado festa solene, é o dia quando os crentes devem manifestar sua fé nos méritos de Cristo ao participar dos símbolos sagrados.
Yorumlar